5 Conselhos para Escolher Brinquedos para o Natal

Especial Prendas Natal

5 Conselhos para Escolher Brinquedos para o Natal

O Natal está próximo, e com ele vem a magia, as reuniões em família, e a alegria das crianças! E porque o Natal é das crianças, decidimos reunir alguns conselhos para comprar os brinquedos para as crianças neste Natal. É importante ter em consideração quais os tipos de brinquedos a comprar para os mais pequeninos e os cuidados a ter para que passem um Natal feliz, longe do perigo. Neste artigo, serão mencionados alguns conselhos para ajudar na hora de comprar os brinquedos de Natal para as crianças.

Há muitos lugares onde se podem comprar brinquedos, mas nem todos os brinquedos cumprem com a normativa da União Europeia e alguns podem ser perigosos. Por isso este artigo ajuda os pais, tios, avós, padrinhos... a terem em atenção alguns aspectos na hora de comprar os brinquedos de Natal para as crianças.

1. Deverá ser rejeitado qualquer brinquedo cuja etiqueta não inclua a marcação CE (Conformidade Europeia) de segurança, informações sobre os fabricantes ou importadores dos brinquedos.

2. Atenção aos brinquedos que contenham peças pequenas, ou que contenham partes que possam levar a riscos de asfixia. As advertências de risco para menores de 3 anos devem estar claramente especificadas.

3. Deverá comprovar-se sempre o conteúdo da embalagem e o funcionamento do brinquedo, de modo a assegurar que o mesmo está em perfeito estado. As instruções de uso para uma utilização segura e adequada do brinquedo devem estar no idioma português, devendo ser lidas por um adulto antes de dar o brinquedo à criança para brincar.

4. É importante conhecer quais são os brinquedos apropriados para cada idade. Por exemplo, para crianças de 0 a 2 anos, não é aconselhável os brinquedos pensados para crianças mais velhas. Os fabricantes investem e têm um grande esforço para adequar cada brinquedo à idade recomendada, por isso, a etiqueta e as advertências do fabricante no que diz respeito à idade recomendada devem ser tomadas em conta.

5. Deve ser dada importância a brinquedos que educam: Quando se pensa quais os brinquedos a oferecer aos mais pequenos, é necessário também ter em conta os valores éticos e morais anexados, uma vez que brincar é uma actividade muito importante para a educação das crianças.

Dica:

Nas brincadeiras o adulto tem um papel muito importante, uma vez que os mesmos acompanham os menores, transmitindo hábitos de uso e cuidado com os brinquedos, podendo ao mesmo tempo observar e contribuir nesta importante actividade lúdica. É bom acompanhar discretamente a brincadeira das crianças para evitar riscos e favorecer o uso seguro dos brinquedos.